Além da estética, as laserterapia oferece ao paciente mais conforto em diversos procedimentos, como por exemplo, acabar com o sofrimento em apenas três sessões das pessoas que tem muita sensibilidade dentinária e se sentem torturadas ao ingerir algo gelado ou quente demais.
O laser garante ainda uma maior assepsia, desinfecção, descontaminação e analgesia em problemas como aftas, herpes e extrações dentárias. Para a mucosite oral (complicação decorrente das sessões de químio e radioterapia) que provoca ulcerações, o laser alivia a dor e diminui o inchaço.
Outro resultado fantástico é obtido no tratamento de canal, onde o laser entra no dente e tem uma ação bactericida e bacteriostática, ou seja, mata a bactéria e não permite que ela cresça proporcionando a vantagem do paciente permanecer menos tempo na cadeira do dentista e, o mais importante, sem sentir dor.
Na Ortodontia, os pacientes que sofrem na ativação do aparelho, sentem-se melhores com o uso do laser, isso porque ele analgesia e estimula a posição e absorção óssea. Em doenças mais graves, como paralisia facial, nevragia do trigêmeo (dor aguda do nervo), cefaleia, enxaqueca, ele traz alívio e conforto aos portadores. A aplicação do laser nos pontos certos estimula a cura.
Uma coisa é certa, o avanço da tecnologia faz com que o medo do dentista, definitivamene seja coisa do passado.