O procedimento inicia-se após a tomografia (exame radiográfico completo) e o estudo do caso.
O paciente que irá receber a carga imediata deve apresentar espessura e altura óssea suficiente para a instalação dos implantes. Além disso, é imprescindível que o paciente tenha um bom estado de saúde, para isso solicitamos exames laboratoriais (hemograma, coagulograma e glicemia), já que algumas doenças impedem este tratamento, como o diabetes descompensado e também desaconselhável para os fumantes.
Em média são colocados de seis a oito dentes em uma única sessão cirúrgica. Após a moldagem é confeccionada uma infraestrutura, na qual os dentes são montados para depois ser parafusada sobre os implantes.
A carga imediata só é possível de ser realizada se houver a integração entre a clínica e o laboratório de prótese, ou seja, executam-se simultaneamente a cirurgia no consultório e, após a moldagem o início imediato da confecção da prótese pelo laboratório. A parte cirúrgica demora em média 40 minutos, mas da moldagem até a primeira prova pode demorar até quatro horas. Durante esse período, a clínica oferece equipamentos para relaxamento com assistir vídeos por meios de óculos especiais 3D e equipamentos de massagens ou o paciente pode ir até sua casa e voltar mais tarde.
No outro dia de manhã é feita a prova já com os dentes, pois a equipe do laboratório trabalhou a todo vapor e, provavelmente, no mesmo no dia, no final da tarde, já serão colocados os dentes definitivos.
O sucesso do tratamento baseia-se em um planejamento criterioso por isso é importante que o cirurgião-dentista seja especialista na área e tenha bastante experiência.